Escola Primeira Opção
Rua Camila Alvares de Azevedo, 52- Bairro Cercado Grande
Embu das Artes - Cep: 06804-150
Fone: (11) 4781-1914
E-mail: contato@escolaprimeiraopcao.com.br

Proposta pedagógica para o Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Dos 6 aos 10 anos de idade.

A educação da Escola Primeira Opção visa o desenvolvimento integral do ser humano a serviço do bem comum, com EXCELÊNCIA ACADÊMICA e FORMAÇÃO HUMANA.

O trabalho de formação humana busca desenvolver de forma intrínseca ao cidadão, um referencial ético, de valores humanos e justos, que visem o bem comum com justiça, generosidade, tolerância, bom senso, autonomia, liberdade,  seus direitos e deveres, igualdade de condições a todos, o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade e a promoção da PAZ.

Assim, o aluno desenvolve a sua individualidade para poder buscar a realização pessoal e servir à sociedade, reconhecendo a sua íntima relação com os demais. É formado para agir com competência, responsabilidade e solidariedade, cooperação e respeito, inspirado nos bons costumes e na justiça, para assumir ativamente, sua responsabilidade com liberdade, na construção e transformação da sociedade.

A proposta pedagógica da Escola Primeira Opção e do Sistema Anglo de Ensino para todo o Ensino Fundamental, tem a finalidade, em um primeiro momento, de motivar o aluno a querer aprender e assim consolidar os conhecimentos que construiu ao longo desse segmento.

Do 1º ao 5º ano, os professores promovem o gosto pelo conhecimento e por sua descoberta, e a capacidade de enfrentar situações novas, incentivando a curiosidade e a independência, argumentação e diálogo, formação de valores, continuação da sociabilidade, bem como competências e expressões de personalidade são os nortes desse período.

A partir do 1.º ano, todas as dificuldades são revistas individualmente e superadas mediante o auxílio de outras fontes do conhecimento, ajudando a ampliar o universo da criança. Profissionais especializados ajudam os alunos neste trabalho, com a supervisão e o apoio da coordenadora de série e auxiliares.

A aquisição tranquila, porém sólida, de importantes requisitos que acompanharão o aluno por toda a sua vida escolar acontece por meio do planejamento de atividades adequadas, atraentes e contextualizadas.

Considerando-se a extensão do Ensino Fundamental, sabemos que as mudanças, da infância à pré-adolescência, são muitas e intensas. Por isso, ainda que o aluno seja exposto a desafios crescentes ao longo desse segmento, a relação afetiva e o sentimento de acolhimento também são contemplados na Escola Primeira Opção e na metodologia do Sistema Anglo de Ensino.

O Sistema Anglo de Ensino valoriza o raciocínio em todas as matérias. Tudo foi concebido pelos autores para promover uma transição tranquila das séries iniciais para as séries finais do Ensino Fundamental. Assim, essa passagem não apresenta surpresas, nem para o aluno nem para os pais.

No Ensino Fundamental, após os primeiros ensinamentos básicos (sobre o mundo, sobre o grupo em que está inserido e até sobre o próprio corpo), estimulam-se agora as competências e habilidades de cada criança, permitindo que elas se preparem para o longo aprendizado dos anos futuros. A escola é o local em que o indivíduo deve crescer intelectualmente e experimentar o convívio em sociedade, sabendo respeitar as diferenças do próximo.

Dessa maneira, o aluno da Escola Primeira Opção é incentivado a resolver seus próprios desafios e a desenvolver sua autoestima por meio de atividades lúdicas e culturais.

O material é um grande aliado do professor em sua missão de ensinar e um eficaz organizador do estudo do aluno na sua tarefa de aprender.

A metodologia do Sistema Anglo permite ao aluno desenvolver autonomia nos estudos, possibilitando-lhe a compreensão do mundo e a resolução dos problemas. Tudo é concebido para estimular os hábitos do estudo e da tarefa diária, desenvolvendo, desde cedo, disciplina e responsabilidade para que o aluno aprenda continuamente ao longo da vida.

Trabalhamos para que ao longo do Ensino Fundamental, os alunos:

  • Dominem a escrita e a leitura, abrindo as portas para um mundo maior;
  • Desenvolvam o raciocínio lógico para que possam compreender e expressar-se de forma crítica e criativa;
  • Conheçam mundos diferentes por meio de histórias vividas, ouvidas e lidas;
  • Compreendam o ambiente natural, seus fenômenos e transformações, e se reconheçam como parte dele;
  • Desenvolvam a capacidade de preservar a natureza, a partir das pequenas ações do dia a dia;
  • Explorem lugares e paisagens, in loco ou por meio dos livros, e façam as correlações geográficas, históricas e políticas possíveis a sua análise; 
  • Desenvolvam o gosto por todas as formas de arte e registrem o seu "fazer" como expressão de sua individualidade;
  • Saibam usar a tecnologia para ampliar suas aquisições;
  • Exercitem a solidariedade, a independência e a autonomia;
  • Tenham compromisso com sentido de humanidade;
  • Valorizem a família de forma cada vez mais consciente;
  • Tenham liberdade para ensinar e compartilhar espontaneamente seus pensamentos e seu saber.

A família é parte fundamental desse processo. Sem o acompanhamento e a participação da família das crianças e jovens, não há como se estabelecer uma formação consolidada e tranquila. Seja em reuniões gerais ou em conversas individualizadas, os professores e a Direção necessitam de trocas de informações e de parcerias permanentes na interação da família com o processo de formação dos seus filhos. Torna-se indispensável, portanto, que os pais ou responsáveis estejam em pleno acordo com as propostas da Escola e assumam esses valores como inspiradores de suas vidas.

Infantil: Rua Camila Alvares de Azevedo, 52 - Embu das Artes- SP - Fone: 11 4781-1914
Fundamental I: Rua Belo Horizonte, 85 - Embu das Artes- SP - Fone: 11 4781-6000